abril 09, 2012


Transformação...Mudanças....Recebi por email este texto e achei que devia compartilhar aqui no blog....

2
          
Ousar e crescer não significa só pensar e aprender. Significa transformar os conhecimentos em atitudes, inteligência,  em vontade. Além de desejar e querer é necessário agir, ser otimista, ter flexibilidade. Ter a habilidade para eleger prioridades, sabendo focar não o mais urgente e sim o mais importante.
Cada um deve se equipar com ferramentas de reflexão, investigação informação e conhecimento para perceber se deve mudar, porquê mudar, o quê mudar, como mudar, que concepções tem de si mesmo, da sociedade e do mundo, quais suas expectativas e sonhos.
Mudar significa estabelecer valores e objetivos com um sincero desejo de melhorar, de fazer melhor o que já faz, mantendo coerência entre o saber e o fazer.
Para acompanhar as mudanças é necessário compreender os processos que estimulam o crescimento, o desejo de mudar. É reconhecer a importância da aprendizagem. Requer uma mudança fundamental na maneira de pensar, de repensar a linguagem, conceitos e modos de fazer as coisas. Exige tanto paciência quanto agilidade e rapidez.  Requer visão. Sair do comodismo, para não cair na Síndrome de Gabriela:  “Eu nasci assim, eu cresciassim e vou morrer assim.”
Pela racionalidade da organização moderna, o homem se tornou frio, manipulador e calculista, por esta razão é urgente também, reavivar as emoções e a garra, a alegria e satisfação de realizar. Vencendo desafios e operando mudanças que representem avanços consideráveis. Tendo a sensibilidade como uma das ferramentas mais importantes para transpor limites na era do conhecimento.Conhecimento este que se tornou o recurso-chave para as pessoas serem agentesde modificações, tendo que compreender a complexidade do mudar, do gerenciar o novo patrimônio do saber.
Quando se pensa mudança, se pensa qualidade e confiança. Quando se pensa qualidade, procura-se atuar na valorização e relações das pessoas e no ambiente em que elas vivem. A busca dessa qualidade passa pelo meio ambiente, pela cidadania, pela qualidade de vida.
E qualidade de vida é a ponte, é harmonia entre os diversos papéis que desempenhamos no dia-a-dia com rápidas mudanças de cenário, sendo imprescindível rever alguns pontos e determinar mudanças que transformem.
As pessoas interessadas e comprometidas, com coragem para ousar, farão a diferença, porque estarão cultivando a capacidade de mudar, de aprender, de serem “aprendizes da vida”  e coerentes com as aspirações humanas. Pessoas que vêem possibilidades.


Texto de Clair Gruber Souza – SINEPE/SC

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi minha linda amiga Zazá.
Acabei de ler o texto no blog da Lisy, pena que lá não posso comentar como anônima.
Mas graças a Deus aqui posso.
Estou em mudanças, por isso agradeço a Deus por ter tão belas amigas me apoiando nesta fase de transição em minha vida, fase de mudanças para mim um tanto fortes, mas que com fé conseguirei me readaptar.
Te gosto demais.
Que Deus também lhe dê forças para enfrentar suas dificuldades particulares.
Afinal temos mais é que sermos FELIZES.
Bjokas...da Bia!!!

Adelaide Araçai disse...

Adorei o texto, eu costumo falar que mudei muito com a vinda de minha filha. E em uma troca de livros, recebi o "Pare de se boicotar e de a volta por cima" e uma das dicas é justamente essa mudar aquilo que está te atrapalhando na vida, pois nem sempre ser inteligente e talentoso é sinal de sucesso, as vezes precisamos fazer algumas mudanças para conseguir as realizações desejadas.

Muita Luz e Paz!
Abraços